Perfumaria Botânica - Coleção As Deusas em Nós
- Helena Borges
- 7 de out. de 2023
- 9 min de leitura

A ideia para esta coleção de perfumes naturais e terapêuticos surgiu a partir do estudo das três Deusas presentes em nossas vidas através do mapa astral. São elas:
A Deusa Lua
A Deusa Lilith
A Deusa Vênus
Os perfumes são destinados a todos que desejam se conectar com a energia das Deusas, que representam três facetas da energia feminina, presente em todos nós.
Independente de onde elas se encontram no mapa de nascimento de cada um, os perfumes trazem a energia primordial de cada uma delas.
São perfumes naturais, artesanais e veganos.
A Deusa Lua
A Lua é nossa mãe. Ela circunda e assiste a Terra assim como uma mãe faz com seus filhos. É o principal astro junto com o Sol, na astrologia, são vistos como pai e mãe.
Por governar a noite, desde tempos imemoráveis é associada aos mistérios da noite, a temas como intuição, emoções e sensações. Espiritualmente a Lua é vista como aquela nos guia e nos orienta misteriosamente.
Por se apresentar a nós de diferentes formas em seu ciclo ao redor da Terra, associamos a Lua às fases da vida, e o ciclo menstrual feminino é regulado pela lua, assim como as marés.
A Lua está associada ao elemento água e ao fluir pelas diferentes fases da vida. O elemento água e a Lua representam também fertilidade e criatividade.
Assim como ela movimenta as águas planetárias, também movimenta os fluidos do nosso corpo físico e nossas águas mais profundas: as emoções.
Ao longo de nossas vidas, todos nós experienciamos emoções avassaladoras, como as ressacas das marés e tsunamis, a Lua nos auxilia também a fazermos as transformações necessárias, nem sempre de forma tranquila.
A Lua representa cuidado, sensibilidade, suavidade, nutrição, fluidez, é o arquétipo da mãe, da avó, representa a família, fertilidade, amor e as emoções. Também representa os ciclos e por vezes as transformações avassaladoras.
Perfume Lua
A proposta do perfume Lua é proporcionar o acolhimento e aconchego da lua, mas de maneira profunda. Um acolhimento que promove as transformações e a compreensão dos ciclos e das mudanças necessárias da vida.
A proposta também é trazer sensibilidade e conexão com o feminino através da nutrição, do equilíbrio entre dar e receber e da abertura do coração. É um perfume do tipo floral.
Composição
Benjoim, Bergamota, Cedro, Cumarina, Elemi, Gerânio, Ládano, Olíbano, Patchouli,
Pinho, Rosas, Sândalo Álbum, Vetiver, Ylang Ylang
Fragrância macia, doce, levemente fresca.
Este perfume é como um abraço, mas com algo de avassalador, pois pode cutucar algumas emoções. O frescor suave da fragrância traz a qualidade introspectiva da Lua para fazer as “limpezas emocionais” quando forem necessárias.
É um perfume estruturado para dar suporte e amparo a quem busca se conectar com os aspectos lunares e pode encontrar dificuldades.
Na composição também temos óleos essenciais de nutrição, afeto, sensibilidade, fluidez e conexão com as questões maternas, que são o coração da fragrância.
Por fim, temos óleos essenciais que trazem equilíbrio para lidar com os aspectos lunares.
A Deusa Lilith
A história mitológica de Lilith conta que ela foi a primeira mulher criada por Deus. Ela e Adão foram feitos da mesma forma, a partir do barro, e eram um casal. Ao longo da convivência dos dois, Lilith passa a questionar a autoridade que Adão se deu, e se recusa a se subordinar a ele. Entre a escolha de se subordinar e de se exilar, Lilith escolhe o exílio e passa a viver só, no deserto. Deus então cria Eva, a partir da costela de Adão, para viver com ele e “essa sim”, como diz Adão na Bíblia, seria sua esposa, pois não se rebelaria contra as suas vontades.
Uma interpretação possível dessa história é que na antiguidade mulheres e homens viviam em patamar de igualdade, e por séculos as sociedades foram matriarcais. A Grande Deusa era cultuada em boa parte da Ásia e Europa como a Grande Mãe.
Com o surgimento do patriarcado e sua expansão, o culto à Grande Mãe foi se perdendo e as mulheres, e a energia feminina de maneira geral, sendo reprimidas e subordinadas à força bruta característica da energia masculina.
As qualidades femininas presentes em tudo e todos foram menosprezadas e a squalidades masculinas supervalorizaras, gerando o desequilíbrio em que nos encontramos hoje como humanidade.
A relação com a Terra, associada ao feminino, sempre vista como um ser vivo e como mãe pelas civilizações antigas do todo o planeta, deixou de ser uma relação de troca e reverência e passou a ser utilitária. A Terra deixou de ser vista como um ser vivo e passou a ser vista como um recurso material para satisfação dos infindáveis desejos dos homens.
Assim, podemos entender Lilith como o aspecto feminino que se recusa a ser suprimido e prefere isolar-se, suas características são: rebeldia, insubordinação e transgressão.
Na mitologia, Lilith queria ficar por cima de Adão no ato sexual, porém este se recusa por sentir que seria uma perda de sua autoridade, por isso também Lilith se exila, já que não era permitido à ela o prazer sexual naquela relação.
Existem muitas histórias de Lilith, de que ela vivia no deserto com demônios, de que ela própria era demoníaca, ou esposa do diabo. Ela é associada à serpente que tentou Eva e em várias representações do início da era cristã ela aparece como metade serpente metade mulher.
No mapa astral, Lilith é um ponto chamado de “apogeu lunar”, é o ponto mais afastado da órbita da Lua, o mais distante da Terra, o lado sombrio da Lua.
Lilith representa a independência, inclusive sexual, a quebra de tabus e de barreiras, sensualidade, sexualidade, revolução e empoderamento feminino. Relaciona-se com a descida às sombras para fazer as transformações necessárias.
Perfume Lilith
A proposta do perfume Lilith é trazer força e atitude para libertar-se daquilo que não serve mais, revolucionar as bases que não mais sustentam e talvez nunca tenham sustentado realmente. Ter coragem para tornar-se independente e protagonista da própria vida. Empoderar-se da própria sexualidade e sensualidade também faz parte desse processo. É um perfume sensual, livre, profundo, com característica de segunda pele, sua característica é de um perfume do tipo Chypre Oriental.
Composição
Ambrettolide, Ambroxan, Benjoim, Bergamota, Cardamomo, Copaíba, Elemi, Jasmim, Ládano, Mirra, Olíbano, Patchouli, Pimenta Rosa, Ylang Ylang
Fragrância balsâmica, envolvente e profunda. Proporciona presença, conexão e coragem para a viver a liberdade de ser quem se é.
Proporciona conexão profunda com a sexualidade e sensualidade únicas de cada um.
A liberdade lilithiana vem da quebra de barreiras, conquista da independência e profundidade.
A Deusa Vênus
Vênus é Afrodite na mitologia Grega, a famosa Deusa do amor e da beleza.
Vênus é a maior expressão de tudo o que é belo, atraente e prazeroso. Aonde quer que vejamos beleza, Vênus está ali. No que quer que sintamos prazer e alegria, Vênus está ali.
Vênus é a Deusa das artes e da criatividade, da alegria e dos prazeres, tudo o que envolve prazer sensorial está relacionado à Vênus/ Afrodite, o conforto, boas comidas, boas músicas, eventos sociais, etc.
Por isso a abundância e prosperidade estão também associadas à Vênus.
A palavra afrodisíaco vem de Afrodite, na sua mitologia conta-se que ela andava cercada dos anjinhos cupidos que disparavam flechas por aí e que usava um cinto aromático, que era seu poder de atração secreto além da sua própria beleza: os aromas afrodisíacos.
No livro As Deusas e a Mulher, de Jean Shinoda Bolem, as Deusas do Panteão grego são classificadas como vulneráveis, invulneráveis e uma Deusa alquímica, sendo Afrodite esta Deusa. As Deusas vulneráveis são aquelas que precisam mais da relação com o outro, seja o cônjuge, ou a/o filha/o. Essas Deusas se realizam em suas relações, enquanto que as Deusas invulneráveis são as que não dependem de relações conjugais e da maternidade para se sentirem plenas, o que importa para essas Deusas é sua realização pessoal e reconhecimento.
Afrodite, no entanto, é a Deusa alquímica. Ela precisa das relações, do afeto e da relação sexual, ela é a Deusa da fertilidade, mas ao mesmo tempo ela se parece com as Deusas invulneráveis pois sua realização vem da realização dos seus próprios desejos e vontades e, para realizá-los, ela tem o mesmo poder de foco e obstinação.
Vênus representa beleza, alegria, libido, fertilidade, o encontro com o outro, comunicação, criatividade e prazer pela vida.
Perfume Vênus
A proposta do perfume Vênus é conectar com a mais exuberante beleza e alegria interiores. Resgatar o prazer pela vida, e conectar com aquilo que traz prazer para a pessoa.
É um perfume que auxilia a combinar a beleza do encontro com o outro, com a realização dos próprios desejos genuínos. É um perfume floral cítrico.
Composição
Ambrettolide, Ambroxan, Benjoim, Bergamota, Canela, Elemi, Grapefruit, Jasmim, Ládano, Mirra, Patchouli, Sândalo Álbum, Ylang Ylang
Perfume profundo, doce, amadeirado, quente e levemente terrosos cítrico.
Estimula sensualidade, conexão com os próprios potenciais, intuição e presença para poder realizar esses potenciais e aproveitar a vida.
Na sua composição temos flores intensas que, ao meu ver, são as que mais representam Vênus.
A fragrância traz aconchego, sensualidade e prosperidade, tema também ligado à Deusa Vênus.
Os óleos essenciais cítricos animam a fragrância, trazendo mais alegria e vontade de viver a vida, características da Deusa, ao mesmo tempo em que mantém a profundidade e maturidade.

Processo Pessoal na criação dos perfumes
facilidades e desafios
Sou apaixonada pela Aromaterapia e pelo estudo do sagrado feminino.
Para esta, que é minha primeira coleção de perfumes, escolhi essas três Deusas com as quais tenho bastante afinidade, tanto pelos estudos teóricos, quanto pelas práticas de conexão com cada uma delas. Uma dessas práticas é justamente a utilização de óleos essenciais que possuem as características associadas às Deusas.
Entretanto, criar um fragrância completa para cada uma foi algo completamente novo para mim.
Comecei por criar o perfume Vênus e este foi o último que terminei. Comecei por ele pois achei que seria o mais fácil para mim, mas ele se mostrou o maior desafio.
O perfume Lilith foi o segundo que criei e praticamente “acertei" de primeira. Este foi o que mais tive afinidade e facilidade, pois me sinto, hoje em dia, bastante conectada às qualidades de Lilith.
O perfume Lua foi o último, pois achei que seria o mais desafiador. Ainda que eu me sinta muito próxima da Lua, ela é como se fosse minha mãe, mas não eu mesma. Foi muito interessante e agradável me conectar mais às qualidade lunares, que percebi totalmente intrínsecas, apenas não estava com a atenção voltada para elas.
O perfume Vênus foi o mais desafiador pois achei que teria que ser como o cinturão aromático da própria Deusa e o perfeccionismo estava bloqueando a criatividade venusiana. Apenas quando me desprendi da ideia de tentar criar um perfume “divino” e me lembrei de que todos os óleos essenciais são uma criação divina e que meu intuito é criar um perfume natural que auxilie as pessoas e não o perfume da própria Afrodite, é que consegui chegar na fragrância que dei o nome de Vênus.
Quando digo que estava enfocada em criar o aroma de Afrodite, é no sentido de ser um aroma que agradasse a todos os gostos, porém nem mesmo Afrodite fez isso.
A verdadeira criatividade não flui da tentativa de agradar a todos, mas de deixar brotar nossas particularidades, afinal as Deusas em nós se manifestam de infinitas formas e essa é a verdadeira beleza da vida.
Estes perfumes são uma oferenda à Mãe Natureza, personificada nas Deusas, e meu sincero desejo é que sejam úteis em trazer mais beleza ao mundo.
Considerações Finais
As Deusas são grandes mães, todas elas, atendem nossos pedidos e também vivem em nós. O intuito da coleção, como dito anteriormente é conectar com as Deusas nos momentos em que precisamos mais de características de uma ou outra. Todas elas também se relacionam a transformações.
As fragrâncias seguem os perfis das três Deusas, mas também levam a minha marca pessoal como perfumista botânica: a profundidade.
Sobre Elemi - a grande descoberta
Eu não conhecia muito bem o óleo essencial de Elemi antes da perfumaria botânica, tinha tido apenas um breve contato e gostava do aroma, mas não tinha intimidade.
Ao longo do curso eu descobri que é um dos meus preferidos. E para a perfumaria botânica é maravilhoso, pois ele integra os óleos essenciais tanto em termos piscoemocionais quanto no aroma. Seu aroma cítrico e levemente balsâmico é ótimo para aprimorar a sinergia entre os aromas. Além disso, Elemi traz e/ou mantém a profundidade que para mim é fundamental e que vejo como uma marca própria.
Sobre Ylang Ylang e a feminilidade
A coleção leva Ylang Ylang em todos os perfumes, por diferentes motivos:
No perfume Lua este óleo essencial entra na composição para arredondar o aroma e trazer as qualidades femininas de fluidez e o relaxamento para as transformações necessárias.
No perfume Lilith Ylang Ylang entra como um ativador da sexualidade e sensualidade femininas.
No perfume Vênus Ylang Ylang traz a sensualidade, libido, relaxamento e autoestima característicos dessa Deusa.
À princípio, não foi a minha intenção ter Ylang Ylang nas três fragrâncias, acredito que por ser meu óleo essencial preferido, ele foi acrescentado inconscientemente. Mas, como é uma coleção criada por mim, Ylang se torna também uma marca pessoal.
Além disso, essa coleção específica trata da feminilidade e da ativação de três aspectos da energia feminina e Ylang Ylang é um dos óleos mais femininos e ao mesmo tempo profundo, não tão intenso como Jasmim, nem tão doce como Rosas.

Os perfumes estão disponíveis nas quantidades de 10ml e 5ml, para fazer seu pedido entre em contato.
Além dos perfumes da coleção, ofereço a Experiência Perfumista Botânica, nos modos presencial e online, entre em contato para saber mais.
Assim como o Yoga e a Aromaterapia, a Perfumaria natural também é um caminho de autoconhecimento.
Para saber mais sobre a perfumaria botânica, clique aqui.
Comments