O que são são os mudras do Yoga?
- Helena Borges

- 20 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de jan. de 2023
Gestos que podem ser feitos com o rosto, com o corpo, ou com as mãos, são os chamados Mudras. Estes gestos proporcionam efeitos sutis, associados ao fluxo de energia no corpo físico, na mente e no campo energético.
A palavra Mudra vem das raízes mud - que significa “deleite”, “alegria”, "prazer" e, ra - que significa “fazer surgir”.
Cada mudra possui qualidades específicas e diversas, e servem como chaves para despertar no praticante tais qualidade, uma vez que, na verdade, elas são inerentes a nós. Os mudras são como veículos para trazê-las à mente consciente, pois elas estão sempre presentes e disponíveis.
Muitos gestos corporais estão no inconsciente coletivo, como dizia Jung, e conseguimos compreendê-los independente da nossa cultura e época. Acenar as mãos dizendo Oi ou Tchau, e unir as mãos em prece, são exemplos desses gestos.
Os mudras são uma das ferramentas do Yoga para harmonizarmo-nos internamente, através dos gestos, ativamos certas terminações nervosas e movimentamos a energia de diferentes formas podendo "manipular" nossos sistemas corporais, estado de espírito e realizar pequenas curas de forma sutil.
Seguem alguns Mudras e suas qualidades para você pode experimentar:
Padma Mudra, o gesto da flor de lótus, um dos mais conhecidos. Traz a qualidade de abrir o chakra do coração, trazendo empatia, leveza, abertura, alegria e melhora do sistema cardiorrespiratório.

Bhu Mudra, o gesto que traz a qualidade de estabilidade da terra. Bhu significa "terra" e este gesto ajuda a conectar com a Terra e suas qualidades, como estabilidade, segurança e firmeza. Ajuda a reduzir a ansiedade e fortalecer os ossos. Ativa o chakra básico.
Em Bhu mudra, segure os dedos anelas e mínimo com o polegar, estenda os dedos médio e indicador e toque com a ponta destes dois últimos na terra. Sinta seu corpo firme e suave como uma montanha.

Bhairava Mudra, o gesto da unidade, um dos principais mudras que apoiam a meditação. Sempre com a mão esquerda embaixo da mão direita. Este gesto é conhecido por auxiliar a descansar no silêncio interior, simplesmente, assim como simples também é o gesto.

Matsya Mudra, o gesto do peixe, auxilia a aliviar problemas nas articulações. Com este mudra, direcionamos a energia vital para o chakra sacral, ativando o elemento água no corpo e levando hidratação para as articulações, liberando contrações musculares, reduzindo o estresse com a sensação de fluidez e frescor.
Faça o gesto posicionando a mão direita por cima da esquerda, nos mudras, a mão esquerda é sempre a base.

Ganesha Mudra, o gesto que leva o nome da talvez mais conhecida divindade hindu, traz a qualidade de proteção para iniciar novos projetos. Ganesha, a divindade com corpo de menino e cabeça de elefante, é o removedor de obstáculos. Ganesha mudra ativa os três primeiros chakras, eleva a energia e a vitalidade, traz clareza para sabermos qual direção tomar e atua nos sistemas digestório e eliminatório.
Entrelace os dedos com o polegar direito por cima. Estenda os dedos médios e entrelace os dedos indicadores neles. Una os polegares um no outro, ao longo do seu comprimento e os apoie nos dedos médios.

*As imagens e informações sobre os mudras foram retiradas do Livro Mudrás para Cura e Transformação, de Joseph Le Page e Lilian Aboim.




Comentários